domingo, 20 de maio de 2012

DESMISTIFICANDO A "COBRA DE VEADO"

  
 
Cobra de veado
1- Nome comum: Cobra Suaçubóia ou cobra-de-veado.Tem a cabeça grande e bastante destacada do corpo, que é fino e longo, podendo chegar a 2,30m de comprimento. Animal bastante agressivo, morde com extrema rapidez. Sua coloração é em geral pardo acinzentada, porém é verificado nesta espécie um fenômeno chamado polimorfismo e foram documentados animais com vasta gama de coloração, indo desde o amarelo claro até vermelho, cinza, marrom, laranja e combinações destas cores. Espécie de hábitos arbóreos, vivendo a maior parte do tempo sobre galhos altos nas copas das árvores e pode passar grande parte do seu tempo enrolada em uma árvore. É um animal noturno. Apesar de agressiva, ela não é venenosa.
Classificação:
Reino: Animalia
     Filo: Chordata
     Classe: Reptilia
     Ordem: Squamata
     Família: Boidae
     Gênero: Corallus
Espécie: Corallus hortulanus
_______________________________________________________________________

Fonte: http://www.osabetudo.com/conheca-a-jiboia-ou-cobra-de-veado/

2- Esse animal que desperta tanto fascínio e ao mesmo tempo medo nas pessoas. A Jiboia mais conhecida popularmente como cobra de veado.
Esse animal tem em todo o Território brasileiro, até mesmo nas cidades grandes naquelas áreas com mais arvores grandes pode ser encontrado um cobra de veado.
Ao contrario de que muita gente pensa, a jiboia não é um animal venenoso. ela usa a força do seu corpo para poder matar a presa sufocada de depois comer.
A cobra de veado chega no máximo medir até quatro metros e é muito raro ele chegar a esse tamanho.
Caso você encontre uma cobra de veado não precisa se preocupar a ele é um bicho inofensivo é só deixar ele quetinho no lugar dele que nada vai acontecer com você.

A jiboia vive em média 20 anos em cativeiro e uma coisa bem interessante sobre ela é que ela têm filhotinhos. Elas não poem ovos como as outras cobras. A jiboia gosta muito de água como rios, lagoas e açudes. O ambiente com água serve para jiboia na maioria das vezes para ela caçar suas presas.
________________________________________________________________________

Fonte: http://www.infoescola.com/repteis/jiboia/
3- A jibóia (Boa constrictor) é uma serpente de médio ou grande porte, não-peçonhenta, da Família Boidae. É uma cobra muito pacífica e extremamente lenta. Pode demorar até 1 hora para percorrer uma distância de 500 metros. Apesar de varias lendas citarem jibóias imensas...  seu peso pode atingir os 40 kg.

Essa serpente habita as Américas do Sul e Central, principalmente na Floresta Amazônica  e nas florestas da Costa Rica. Nessas regiões existem por volta de 11 subespécies de jibóia. No Brasil é encontrada, além de na Amazônia, na Mata Atlântica, no cerrado, nas restingas, na caatinga e nos mangues.


As jibóias são carnívoras, em seu cardápio encontram-se aves e roedores de pequeno ou médio porte, lagartos grandes, outras serpentes e mamíferos de pequeno porte. Têm hábitos noturnos, mas eventualmente agem durante o dia. Como não possui peçonha (presa que inocula o veneno), a jibóia mata suas presas por constrição, ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vitíma contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir sua presa pela cabeça. Quando a presa é grande, a jibóia pode entrar em letargia, ou torpor, tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.


2 comentários: